sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Uma viagem pelos mercados romanos

Numa cidade como Roma, os amantes de mercados de rua poderão sentir-se em casa. O mais famoso e turístico é sem dúvida o mercado de Porta Portese, no qual é possível encontrar-se de tudo, mas existem mercados de velharias e artigos mais recentes, até aos que vendem produtos mais ou menos biológicos.
O mercado de Porta Portese, acontece semanalmente ao domingo no bairro romano do Trastevere, e decorre entre o Lungotevere Porta Portese e a Viale Trastevere onde param os meios de transporte público. Daqui entra-se diretamente num mundo de máquinas fotográficas antigas, móveis, roupa, sapatos, e foi alvo de uma das canções mais famosas de Claudio Baglioni. "E' domenica mattina si è svegliato già il mercato" ... è domingo de manhã e o mercado já acordou...
Claudio Baglioni - Porta Portese
Atinguidades na Villa Glori
Ao segundo fim de semana de cada mês, com um horário bastante alargado (das 9h às 20h), no bairro Parioli, junto ao parque com o mesmo nome na viale Pilsudski encontramos pratas, cristais, joalharia, esculturas e quadros. Menos turístico que Porta Portese vale a visita. Decorre todo o ano à exceção dos meses de Julho e Agosto, período em que Roma fica entregue aos turistas.
Anticaglia di Villa Glori
La soffitta sotto e portici.
A cada terceiro domingo de cada mês debaixo dos arcos da piazzale Augusto Imperatore, frente à Ara Pacis encontramos peças de antiquário e algumas de colecionador para  os amantes do colecionismo.
La Soffitta sotto i portici
Ponte Milvio - Quando a arte e a cultura se instalam.
No primeiro fim de semana de cada mês, sobre uma das pontes mais antigas de Roma e até ao estádio Olímpico realiza-se o mercado da ponte Milvio. Este mercado une antiquários e restauradores que expõem móveis, porcelanas, pratas, gramofones entre outras pérolas ao longo do rio Tibre... Pela manhã por volta das 9h é o melhor momento para encontrar pechinchas.
Mercato di Ponte Milvio
Mercado de sabores (Mercato di Campagna Amica del Circo Massimo).
Com uma temática distinta dos demais mercados romanos, a dois passos do Circo Massimo, na via San Teodoro, todos os finais de semana os romanos procuram aqui produtos da terra como frutas e verduras provenientes dos campos da região Lazio, ao qual se juntam os queijos romanos e salames frescos, pão caseiro em forno a lenha, havendo ainda a possibilidade se realizarem refeições rápidas a preços honestos.
 Mercato di Campagna Amica del Circo Massimo








Sem comentários: