segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Esquiar num vulcão - ETNA

Não é definitivamente um destino de neve, mas a experiência de esquiar o Etna com o Mediterrâneo como fundo é algo no mínimo exótico.
 
Existem dois polos de esqui no Etna. O de Linguaglossa (vertente norte) e o de Nicolosi (vertente sul).
 
As pistas são acessíveis através do teleférico do Etna de  onde existem depois meios mecânicos de apoio ás pistas. Do esqui de fundo ao esqui alpino, até uma escola se esqui... nada nos falta neste pico com vista privilegiada para o azul do Mediterrâneo que de entre o branco da neve se torna ainda mais intenso. Depois há ainda a sensação de estamos num ambiente árido e lunar que aqui e além por entre o branco da neve se faz notar.
 
Em Nicolosi, uma das localidades de excelência para visitas ao Etna, podemos observar pequenas crateras do vulcão e no que ao esqui diz respeito, esta é uma mini estância moderna uma vez que foi totalmente destruída pelas erupções vulcânicas de 2002. Dispõe atualmente 4 skilifts e telecadeiras.
Pistas de esqui de Nicolosi com uma cratera coberta de neve

 
Mapa geral da estância
 
Como chegar:
O aeroporto de Catânia serve a parte oriental da Sicília e consequentemente o Etna. Não existem ligações a partir de Lisboa, mas o aeroporto de Roma conta com dezenas de ligações diárias, e à distância de 1h20 temos o Etna como fundo.


Onde Ficar:
Em Nicolosi e em Linguaglossa existem refúgios e pequenas unidades dotadas de todas as comodidades e que farão de um fim de semana normal algo que não mais esqueceremos sobretudo se formos brindados com uma magnifica erupção vulcânica.
 

Sem comentários: