segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Perugia - Um dia na cidade Etrusca

Capital da Umbria, Perugia é uma cidade que nos surpreende. O seu passado etrusco com vestígios muito bem preservados são uma marca da cidade e um motivo por si só valido para uma visita a esta cidade no interior italiano.
Vista geral de Perugia
 
Num dia sem saber o que fazer em Roma e porque as possibilidades não eram muitas, lá apanhei  cerca das 8 horas o comboio regional até Perugia. Quando entramos na região Umbria a paisagem muda, e floresta de um verde intenso acompanham-nos até Perugia, com tempo para ver ao longe a cidade de Assis.
 
Chegados à estação de Perugia, temos a primeira surpresa. Para chegar ao centro da cidade temos de ir de mini metro, um meio de transporte que fará as delícias dos mais novos e que dão um toque de modernidade a uma cidade com séculos e história.
Minimetro
 
A primeira impressão da cidade é uma entrançada malha de ruas, extremamente densificada e que convida à descoberta. com passagem prévia no posto de turismo para recolher uma planta da cidade partimos à descoberta.
Vista parcial do centro histórico
 
Partindo dos jardins carducci atravessamos a piazza Itália e entramos no Corso Pietro Vannucci até à piazza della Republicca que alberga um conjunto esplanadas onde devido à saída muito matinal de Roma uma paragem para um café acompanhado por um chocolate se impõe. Respira-se calma e ar puro do campo que envolve a cidade.
Vista geral da piazza della Republicca
 
Continuamos o nosso percurso pelo Corso Pietro Vannucci até "desaguarmos" na piazza IV Novembre onde temos uma vastidão de motivos de interesse.
 
Piazza IV Novembre
 
La Fontana Maggiore - No centro da praça, é o epicentro da cidade. A fonte foi construída para celebrar a conclusão do aqueduto que levou a água até à cidade.
Fontana Maggiore
 
Cattedrale di San Lorenzo - A  arquitetura do Duoma de Perugia destoa de todos os outros espalhados por Itália. A escadaria e a Loggia (Loggia di Braccio)  impressionam e a vista da cidade impressiona.
Cattedrale di San Lorenzo
 
Poço Etrusco - Próximo da catedral, seguindo à direita encontramos este poço iniciático que atrai inúmeros visitantes. O ambiente escuro confere-lhe uma atmosfera única e que é resultado da obra do arquitetos etruscos.
 
Poço Etrusco
 
Daqui prosseguindo para esquerda em direção á via Appia entramos noutra cidade, por ventura menos turística e que apetece conhecer, calcorrear ao acaso, espreitar, fotografar e admirar uma cidade antiga. Seguindo a singular via dell'acquedotto leva-nos até à universidade de Perugia, o coração da cidade universitária que atrai jovens de todo o mundo através do programa Erasmus.
Via dell'acquedotto
 
 
Depois, existem outras  pequenas "jóias" a ter a conta quando deambulamos por Perugia e que fazem com que  o tempo passe sem darmos conta. De San Domenico a San Pietro, passando pela galeria nacional da umbria, são múltiplos os motivos de visita à cidade etrusca

 
 
Onde comer:
Existe uma enorme variedade de locais para se fazer as refeições pela cidade. Deixo a título meramente indicativo alguns locais onde o preço/qualidade são garantidos.
 
 
Ristorante dall mi cocco - Via G. Garibaldi 12 (Em pleno centro histórico Próximo da Universidade).
Um restaurante simples, onde se servem refeições típicas com menus e preços fixos. Por 13 Euros come-se uma polenta, um primeiro prato, um segundo e sobremesa, ao qual se junta 1 euro por uma garrafa de água e 5 euros em média pelo vinho.
As ementas variam diariamente, pelo que convém passar e ver o que os proprietários preparam para aquele dia.
 
Para descansar as pernas a meio do dia, recomendo o bar Morlacchi em plena Piazza IV Novembre. De referir que todos os finais de tarde no período de Verão, um DJ anima o pôr do sol.
 
Para o fim fica a pizzeria Mediterrânea di Perugia na Piazza IV Novembre.
Aqui apenas se come pizza, e são tantas as opções que o difícil será escolher. A pizza é definitivamente boa, e os preços absolutamente medianos... Uma pizza mais uma cerveja Moretti  10 euros.
 
E em jeito de despedida e na descida para a estação, para apanharmos o comboio que nos levará de volta a Roma, porque não fazê-lo pela cidade subterrânea. Vale pela atmosfera, pelos labirintos, pela iluminação escassa. É como se entrássemos noutra  dimensão, num submundo que pensamos não existir. é como se vivêssemos noutra civilização.
 
 
 
 
 
Nota: É possível também fazer este percurso a partir de Florença, sendo o tempo de viagem semelhante ao de Roma. Esta cidade é apenas servida por serviços ferroviários regionais.
 


Sem comentários: