O Golfo dos Poetas localiza-se na ponta sul da Ligúria e a norte de La Spezia, e caracteriza-se pela calma do Mediterrâneo, pelas aldeias alcandoradas sobre o mar e pelas cores intensas. Mas voltemos ao mar, que se sempre foi o que mais me fascinou neste pedaço de Itália que merece ser descoberto.
Golfo dos Poetas
O melhor meio para uma primeira abordagem ao Golfo dos Poetas é o barco. Deixando o porto de La Spezia, entramos numa paisagem quase irreal com as cidades a pique sobre o mar, a água cristalina de um Mediterrâneo ainda puro e o verde das colinas que inspiraram entre outros Shelley, Byron, Petrarca e Montale. Foi em parte a presença de poetas por estas paragens que atribuíram o nome à região que vai de Lerici a Portovenere, e é intervalada por promontórios, praias, pequenas calas banhadas por um mar tranquilo e transparente e uma vegetação selvagem que garante frescura no escaldante Verão.
Lerici por ser a mais acessível é também aquela que tem maior pressão turística. Cidade antiga e portuária. foi passagem de gregos e fenícios, de peregrinos e mercadores genoveses, até à presença de poetas que a imortalizaram na poesia.
Hoje Lerici é procurada pelo mar, pela sua localização que serve de porta de entrada para a Riviera Ligure, mas devemos procurar também a igreja construída para São Francisco de Assis e a torre de San Rocco que oferece um por do sol de cortar a respiração.
As praias de Lerici são pagas, mas se sairmos do "borgo" encontramos pequenas calas selvagens onde impera a tranquilidade, acima e tudo são gratuitas.
Marina de Lerici
Portovenere é a aldeia que antecede o parque natural das Cinque Terre, e que desde 1997 faz parte do Património da Humanidade. A principal característica deste lugar é a multiplicidade de cores que convidam a passeios ao longo da marina, e sentar a saborear uma salada de mar sem pressas pois estamos de férias. Um dia é sinceramente suficiente para visitar Portovenere, sem stress, usufruindo do magnifico mar Ligure, e entre visitas ao castelo e à igreja de San Lorenzo um mergulho é sempre bem vindo.
Colours of Portovenere
Sendo esta uma região onde a natureza se apresenta em estado puro, a visita tranquila à ilha de Palmaria é quase obrigatório. Aqui somos inundados por perfumes mediterrânicos, pelo som do vento entre o arvoredo e praias de seixos quase desertas. A água do mais cristalino convida a banhos sem fim. Os trilhos a passeios cénicos e as "tascas" a momentos de puro prazer com a conversa dos proprietários.
Palmaria
Pelos trilhos de Palmaria
A riviera Ligure tem sofrido um crescimento turístico exponencial nos últimos anos, mas este tem crescido de forma sustentável, sem descaracterizar o meio envolvente, muito pelo contrário, com as receitas turísticas têm-se recuperado percursos e miradouros, acessos ao mar, o que faz de toda esta região um exemplo no turismo de natureza. A isto chamamos turismo sustentável.
Mapa da ilha de Palmaria
Os preços poderão ser algo elevados nos meses de Julho e Agosto, mas tornam-se acessíveis nos restantes meses. Contudo refinando pesquisas e ficando em aldeias menos conhecidas podemos encontras boas oportunidades.
Não existem grandes hotéis por estas paragens, sendo a opção bed and breakfasts, alguns deles de grande qualidade, devendo-se contactar diretamente os proprietários com a finalidade de serem pedidos orçamentos.
Como ir:
O Comboio é a melhor forma de chegar a La Spezia vindo de Génova ou de Pisa. As ligações são regulares com múltiplas opções a cada dia. Para a explorar a região em si, o melhor é mesmo munirmos-nos de um mapa dos trilhos pedestres, bons ténis e partir à descoberta. De referir que estes estão muito bem preservados e sinalizados sendo a segurança uma constante.
Sem comentários:
Enviar um comentário