terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O museu do Cinema de Turim

Turim sempre foi a cidade mal amada dos italianos. De cariz marcadamente industrial, no sopé dos Alpes e a poucos kilómetros de França, sempre teve ódios de estimação, pois não tem a arte de Roma, o estilo de Milão, a serenidade de Veneza ou o Renascimento de Florença. Mas Turim soube regenerar-se, recuperar-se, engalanar-se e apresentar bons motivos para uma visita à cidade onde o Rio Pó ainda vai feroz antes de se acalmar nas planícies da Emilia Romagna.
Vista de Turim
Em parte Turim é colocada no mapa das cidades a visitar muito por culpa do Museu do Cinema, que se encontra na Mole Antonelliana.
Museu do Cinema
A Mole Antonelliana, é um, dos edifícios mais conhecidos de Itália e o mais emblemático de Turim, tendo sido projetado para albergar a sinagoga da comunidade hebraica da cidade. Contudo a história do edifício não tem sido pacifica, tendo sido um simples miradouro da cidade até se tornar a sede do museu do cinema italiano.
Interior do cinema
Turim sempre foi um cidade rica culturalmente, nomeadamente no que espeita ao cinema, tendo-se aqui desenvolvido uma instituição com o objetivo de promover a cidade e a região Piemonte no grande ecrã desenvolvendo deste modo a industria cinematográfica.

 
Sala grande
O museu do cinema não podia portanto surgir em qualquer outra cidade, ocupando neste caso o edifício símbolo de Turim, que combina fascínio e modernidade, apresentando-se como uma praça coberta onde quando o visitamos viajamos literalmente por entre jogos e sombras, a salas de efeitos especiais, curiosidades e peças originais raras relacionadas com a sétima arte.
De cartazes, a cenários, a guiões, aqui encontra-se tudo o que está relacionado com cinema, além de disponibilizar uma loja onde se podem adquirir verdadeiras raridades da sétima arte.
Mediateca
Como Chegar:
A trenitalia e a italotreno disponibilizam várias ligações diárias entre a cidade de Milão e Turim. As ligações variam entre os 45 minutos usando comboios de alta velocidade e 1h40 em comboio regional. Convém verificar os preços pois existem promoções constantes na rede de alta velocidade italiana em particular neste percurso.
Nota: Para pesquisar os comboios regionais no site da trenitalia, dever-se-á escolher no topo do site a opção TUTTI TRENI.

Sem comentários: