terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Treviso - Estilo e boa vida numa cidade "cortese".


Treviso (TV)
 
Treviso (TV) - La cittá Cortese. Cidade e província homónima, a escassos 25 minutos de Veneza, utilizando o comboio (www.trenitalia.it) ou autocarro (www.actv.it) é uma cidade medieval caracterizada pelas águas dos canais e dos transparentes rios Piave, Livenza e Sile, e por vinhedos de prosseco, e casas apalaçadas que marcam o passado aristocrata da província, uma marca de quando no séc. XVIII toda esta região era escolhida como destino de férias dos que viviam na sereníssima Veneza.
 
Centro histórico
 
Hoje Treviso é conhecida em toda a Itália como uma "comune" severa com leis muito restritas no que respeita aos extra comunitários, mas isso não invalida que a cidade seja acolhedora, e pronta a receber com hospitalidade quem a visita. Rica em história, toda a provincia foi fustigada pela segunda guerra mundial, havendo ainda hoje vestígios desse mesmo período e que devem ser visitados nomeadamente ao longo da Via Postumia que liga Treviso a Oderzo mais a norte.
 Piazza dei signori
 
Treviso tem uma marca industrial. E o "berço" da Benetton, da Stefanel e de grandes empresas que espalham o nome Itália pelo mundo. É também uma cidade de cafés, de chocolates, de boa gastronomia, onde queremos estar num final de tarde de Verão a beber um prosecco na  Piazza dei Signori enquanto vemos quem passa, quem conversa ou simplesmente alguém como nós disfruta. As muralhas e o centro histórico limpo e preservado são um convite ao passeio e à descoberta, mas mesmo sendo uma província pequena a diversidade é a marca.
 
Piazza Independenza
 
Saindo para norte em direção aos Alpes sucedem-se os vales dos rios, as vinhas do famoso prosecco até chegarmos aos parques de Montello e Altopiano del Consiglio, conhecido como bosque da sereníssima onde se terá ido buscar madeira para a edificação de Veneza. A visita é aconselhada nos tórridos dias de Verão... Frescura e bem star estão garantidos.
Fiume/Rio Piave 
 
O que ver:
Duomo - Protegido pela muralhas defensivas, é um exemplo da mistura de estilos arquitetónicos.
 
Borgo Cavour (Museo Civico Luigi Bailo) - Aqui encontramos a coleção de arqueologia de Luigi Bailo assim como algumas obras de arte de artistas venezianos.
 
Rio Terraglio (Fiume Terraglio) - Quando seguimos de Treviso para Mestre (ME) ao longo do rio, encontramos uma sucessão de Villas da aristocracia veneziana, destacando-se a Villa Furlanis desenhada por Palladio.
 
 
Gastronomia:
Radicchio - Pertencente à família das chicórias, com sabor levemente amargo, é muito usado em saladas e nos primeiros pratos da região Trevigiana.
 
Radicchio Trevigiano
 
Os pratos de carne e peixe são abundantes, e recomenda-se a polenta con le sarde al saor.
S
Sarde al saor

O tiramisu é sem dúvida a par dos gelados um dos principais doces italianos 
 
O vinho prosecco é sem dúvida um embaixador da região, podendo-se realizar a visita e degustação em algumas caves. Este é um vinho espumante de odor suave e sabor fresco
que varia do Brut ao Amabile (mais doce).
 Prosecco
 
 Video promocional da região Treviso (TV)

Sem comentários: