sábado, 25 de janeiro de 2014

Frascati - Refúgio romano

Uma viagem à área vinícola de Roma chamada Castelos Romanos, justifica plenamente um dia fora da urbe. Vim cá a primeira vez a conselho de um romano que zangado com o rumo da sua cidade me disse: - "se queres conhecer os verdadeiros romanos vai aos Frascati" - e assim fiz.
Frascati
 
Numa manhã dirijo-me à estação termini e a bordo de um comboio regional da trenitalia rumo a um local exuberante no meio do campo chamado Frascati. Famosa desde a antiga Roma, seja pelas vinhas, seja pela fertilidade dos solos vulcânicos, pelo verde da florestas ou pelas pequenas cidades medievais. Frascati é paz, prazer e o local ideal para um dia de puro deleite gastronómico, e que nos faz sentir parte integrante de quem lá vive e da exuberante arquitetura.
Igreja de São Pedro na piazza centrale
 
Frascati devido à sua localização foi também alvo de fixação de residência de ferias de famílias nobres de Roma o que lhe confere uma atmosfera por si só única no contexto regional.
Villa Aldobrandini
 
Sendo uma zona de campo, encontramos aqui também uma vegetação luxuriante onde os jardins são presença constante.
 
 
 
Onde comer em Frascati? O restaurante Belvedere dá cartas há mais de 80 anos. O segredo do sucesso são os produtos frescos, que acompanhados por uma carta de vinhos de qualidade superior fazem as delícias dos mais exigentes. Sugiro os Zucchini com Ricotta e presunto, seguido de uma pasta fresca com trufas e os ravioli são absolutamente deliciosos.
Pasta fresca com trufas
 
 
Tabua de enchidos

Sem comentários: