sábado, 25 de janeiro de 2014

Roma - Quando a cidade eterna se funde com a arte contemporanea.

Da arte romana aos triunfos da época do renascimento e barroca, Roma sempre se afirmou como uma cidade de arte, e contínua a surpreender com novos museus e novas perspetivas de arte que fazem da cidade eterna um ponto de referência na arte e arquitetura contemporânea.
 
É um dos mais recentes museus de Roma e apresenta-se como um centro de arte contemporânea e arquitetura.
Fachada principal
 
Com museus como o MoMa de Nova Iorque a fazer escola pelo mundo, o Maxxi surge em Roma como uma novidade até então pouco usual por terras italianas para  os apreciadores de arte contemporânea. Desde 2010 conta já com mais de um milhão de visitantes que não ficam indiferentes à arquitetura de Zaha Hadid que mudou eternamente a paisagem do bairro Flaminio.
 
Com espaços luminosos que são por si só uma atração, são os cerca de 11 000 metros quadrados com uma exposição permanente e mostras internacionais constantes os motivos para uma visita são claramente justificáveis. Entre outros encontramos obras de Alighiero Boetti, Gerhard Richter e Giuseppe Penone.
 
Na praça de acesso ao museu existe um restaurante que tem vindo a ser invadido aos domingos por romanos que se deliciam com refeições fora de horas.
Interior do restaurante
 
Um local a não perder e que faz de Roma a Cidade ainda mais Eterna.
 
Macro - Museu de arte contemporânea de Roma
Desde 1999, próximo da Porta Pia, no bairro Nomentano, resulta da reconversão e restauro daquilo que no inicio do século XX era a casa mãe da Cerveja Peroni.
 
Ampliado recentemente, dispõe de 4500 metros quadrados de espaço expositivo que apresenta obras de artistas de renome internacional. Com uma coleção permanente de 600 obras, o museu propõe percursos temáticos, não sendo de perder a obra de Daniel Buren, Danza  tra triangoli e losanghe per tre colori, desenvolvida propositadamente para o museu.
 
Já no monte Testaccio encontra-se o segundo polo do museu na piazza Orazio Giustiniani e representa um dos mais importantes marcos da arqueologia industrial de Roma.
MACRO
 
MACRO TESTACCIO

Sem comentários: