quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Gottardo - Comboio com vista sobre os Alpes



A linha ferroviária do Gottardo, é uma linha alpina que liga a fronteira italiana de Chiasso a Zurique, atravessando de forma cénica os Alpes.
Comboio Eurocity Milão - Zurique na estação de Milão Centrale
 
Inaugurada em Maio de 1882, esta é uma linha histórica que liga a Suíça germânica a Itália ao longo dos Alpes, alcançando os 1133 metros de altitude no túnel do Gottardo que conta com cerca de 15 km de comprimento. Contínua hoje a ser um eixo de extrema importância para os dois países e para a Europa devido ao elevadíssimo número de composições de mercadorias e de passageiros que diariamente aqui circulam, nomeadamente entre Milão e Zurique.
Chegada a Lugano
 
Uma grande obra de engenharia, percorre vales profundos, vertentes vertiginosas, túneis em espiral e pontes de cortar a respiração que fazem hoje as delícias dos amantes das ferrovias e de quem gosta de admirar paisagens de montanha a bordo de um confortável comboio.

Subida em espiral da rampa sul do Gottardo
 
Subida do Gottardo
 
Já na descida em direção a Zurique a paisagem muda e deixamos as montanhas e seguimos com vistas de azul intenso ao longo do tranquilo Lago Zug. É como se estivéssemos numa aguarela.
Junto ao Lago Zug
 
A paisagem é distinta nas várias estações do ano. Do Manto branco no inverno, a verdadeiras torrente na primavera quando o degelo impera, ao caminheiros que seguem ao longo da linha no Verão, às cores das folhas no Outono.
Chegada a Zurique
 
Apesar de à partida ser um dia cansativo, 3h31 entre Milão e Zurique em cada sentido, a viagem vale pela beleza das paisagens e por passar um dia diferente, numa viagem que tem os dias contados quando em 2017 for inaugurado o túnel de base do Gottardo e os comboios de passageiros deixarem de cruzar os Alpes por cotas superiores.
Estação central - Zurique
 
À partida este passeio pode parecer um devaneio, até porque as tarifas "normais" são elevadíssimas. Mas a Trenitalia dispõe de promoções e comprados com a devida antecedência cada trajeto fica por 22 euros quando se opta pela tarifa Smart. Chamo a atenção que é obrigatório retirar os bilhetes nas máquinas automáticas disponíveis na estação de Milão e que TÊM de se retirar que o bilhete de ida quer o bilhete de volta pois em Zurique as máquinas não o permitem.
 
Sugiro que se apanhe o comboio em Milão às 09.10, com chegada a Zurique às 12.51, bem a tempo de irmos almoçar. E depois de uma visita à cidade, passar no Jelmoli na Bahnhofstrass e comprar algo para se comer no comboio e regressar a Milão pelas 19.09 com chegada às 22.50.

Sem comentários: