Atendendo ao perfil longitudinal do território italiano, será conveniente entrar por norte e sair por sul ou vice-versa evitando-se deste modo deslocações desnecessárias e poupando-se deste modo algum dinheiro.
Se por exemplo o seu destino final for Florença, talvez compense a nível de tempo e de gastos de deslocação voar para Bologna e fazer a curta distância de comboio ao invés de fazer escala numa qualquer cidade europeia. ganha não só em tempo, mas como pelas vistas, sobretudo se optar por um serviço ferroviário Intercity, que atravessa o Apenino Toscano e garante vistas deslumbrantes. Mas se procura rapidez e a sensação de um metropolitano a alta velocidade, sugiro então o Frecciarrossa que une as duas cidades em escassos 25 minutos com uma cadencia que varia entre os 15 e os 30 minutos de cada hora.
VIAJAR DE COMBOIO.
Itália tem uma excelente rede ferroviária, com múltiplas tipologias de comboios e com tarifas também muito dispares. Á semelhança do transporto aéreo, quando comprados com antecedência, podemos encontrar tarifas Roma - Milão/Turin por euros e fazer confortavelmente a viagem entre 2.50 a 3.30.
Rede Ferroviária italiana.
A esta malha ferroviária, junta-se uma outra regional que a torna mais densa e fácil de usar e que proporciona verdadeiras surpresas para quem tiver gosto e disponibilidade de descobrir novas perspetivas.
A rede é assimétrica ao nível da qualidade... Um centro/norte eficiente e rápido e um sul lento e caracterizado pelos atrasos, daí aconselhar a utilização do avião para a as deslocações a regiões como a Calábria, a Puglia e a Sicília.
Existem duas operadoras ferroviárias em itália. São elas:
Trenitalia: www.trenitalia.it
Frecciarossa e frecciargento
ItaloNTV: www.italotreno.it
Italo Treno NTV
Ambas oferecem serviços de alta velocidade, e apenas a trenitalia oferece serviço de comboios de média velocidade e ligações regionais.
As cidades com mais que uma estação, a que fica normalmente mais próxima do centro designa-se por Centrale e é também a que possui maior número de ligações.
Viajar de Avião.
Itália à semelhança da rede ferroviária, dispõe de uma vasta rede de aeroportos, muito bem servidos por múltiplas companhias aéreas domésticas e internacionais, e que mantêm um ritmo de crescimento extremamente acelerado.
De entre as companhias que permitem ligações domésticas temos:
Air one (AP) www.flyairone.com
Alitalia (AZ) www.Alitalia.com
Blu express (BV) www.blu-express.com
EtihadRegional http://www.etihadregional.com/en/index.html
Easyjet (U2) www.easyjet.com
Meridiana (IG) www.meridiana.it
Ryanair (FR) www.ryanair.com
Volotea (V7) www.volotea.com
Rede aeroportuária Italiana
Viajar de carro.
Sem dúvida o meio mais autónomo e imprescindível para conhecer áreas remotas nomeadamente fora das cidades. Destaca-se a Sardenha, a Sicília, a Toscana, a Puglia, a Calábria e a Umbria onde o carro é um utilitário a ter em conta.
A rede viária italiana divide-se em Auto Estradas, que são pagas. Seguem-se as SS (Strade statli - Estradas nacionais) e as SP (Strade provinciale - estradas municipais).
Atenção aos limites de velocidade e aos estacionamentos irregulares, pois as infrações poderão sair caras.
Relativamente ao custo dos combustíveis, a gasolina tem um preço médio de 1.781 eur e o Gasóleo 1.688 eur. O preço medio do aluguer de um automóvel classe B ronda os 35/45 eur por dia, sendo possível obter reduções em algumas regiões.
MAPAS DE ESTRADAS POR REGIÃO - http://www.costedelsud.it/servizi/cartina-italia.asp
As ligações às ilhas.
Itália é composta por diversas ilhas. As de maior dimensão são a Sardenha e a Sicília, mas existem depois um conjunto de pequenos arquipélagos dignos de visita.
Para as visitar existem diversas companhias marítimas e diversos tipos de barcos (mais velozes e mais lentos, de passageiros ou ferrys) que diariamente ligam o continente às mesmas. Chama-se a atenção para a necessidade de marcar previamente em períodos de época alta e imprescindível comprar bilhetes de ida e volta nas visitas de um dia, para se evitarem situações de não existirem regressos disponíveis, nomeadamente nas ilhas da Sicília durante os meses de Julho e Agosto.
Ilhas Egadi/Ustica/Eolie
Ilhas da Campânia (Golfo de Nápoles)
Ilha de Ponza (Região Lazio)
Ilhas Tremiti
Sem comentários:
Enviar um comentário