Volterra sempre esteve envolta em mistérios, em lendas, num certo misticismo, e num desenho urbano medieval que sempre atraiu curiosos. Nos últimos anos e após uma saga juvenil sobre vampiros, Volterra inundou-se de turismo, de pessoas que buscam os passos recriados nos livros. Esperemos que não perca a sua identidade e se transforme em mais um mero museu a céu aberto.
Volterra
Conhecida durante anos por ser inacessível, Volterra tem uma história milenar e "vigia" as planícies toscanas do alto das suas colinas. A muralha etrusca domina, o labirinto de ruas convence-nos e a vista do palácio dei priori transmite paz. Com este enquadramento, é certo que Volterra tem de manter a identidade.
Colinas
Tranquilidade
A cidade vai mantendo as suas fachadas, o seu cariz antigo... mas se antes era conhecida pelas degustações de vinho biológico hoje é procurada por alguém se ter lembrado de a referir numa saga de vampiros.
Mas Volterra contínua a manter a sua história, as suas preciosidades e o encanto. Os túmulos etruscos e os palácios renascentistas valem a deslocação a esta cidade. É como se viajássemos no tempo, do período Etrusco em que a cidade se defendia dos ataques romanos do sul, ao período medieval em que gozou de muitos privilégios nomeadamente a nível judicial e social, passando por um período de influência de Florença em que procurava resistir ao ideais dos Médicis.
Pizza dei priori
Posteriormente e até aos ias de hoje, Volterra voltou-se para a agricultura e exploração de alabastro, recuperou o edificado em torno do palácio dei Priori, até se abrir ao turismo e mostrar ao mundo os seus 30 séculos de história, destacando-se um invejável núcleo museológico constituído pelo museu guarnacci, a pinacoteca cívica e o museu diocesano de arte sacra.
Viagem no tempo
Evocação
Orgulho
Como chegar:
Volterra fica na província de Pisa em plena região Toscana.
Para quem usa o comboio, as estações mais próximas são as de Cecina e de Pontedera. ambas as estações estão ligadas a Volterra por autocarros.
De carro chega-se a Volterra desde Cecina (40 km), de Colle Val d'Elsa (28 km) e de Pontedera (48 km).
Mapa da região
Onde comer:
Il sacco Fiorentino - Via Turazza 13, 56048 Volterra. Em pleno centro de Volterra esconde-se uma verdadeira joia gastronómica.
Aconselho o menu degustação que consiste num antipasto, um primeiro prato, um segundo, com cantucci e vinho santo, tudo acompanhado com um fantástico chianti. Depois há ainda os mistos de queijos com nozes, medalhões de javali, e tudo isto por 28 euros para duas pessoas.
Tábua de fumados
Sem comentários:
Enviar um comentário