sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Milão - Jantar no bairro dos canais. I Navigli.

Numa zona periférica da cidade de Milão, encontramos uma outra cidade de prédios baixos, com uma vida própria e boémia, mas que transborda a charme e bons paladares e que garantem uma noite bem passada entre bares e bons restaurantes. E há para todos os gostos... bons bifes para os  carnívoros, sushi para os mais sofisticados, pizzas para os tradicionais e boa cozinha italiana para os exigentes. Sinceramente no meu caso é verdadeiramente difícil enumerar onde se ir, a lista seria interminável, mas neste apontamento tentarei abranger o mais possível os múltiplos paladares que cada vez mais se instalam nos navigli a milano.
Darsena Naviglio

O Naviglio é o nome dado à zona de Milão delimitada  pelo Naviglio Grande e pelo Navio Pavese, que têm como zona de contacto o porto junto à porta ticinese e que ocupa uma área considerável da zona sul da cidade.
Naviglio Grande
 
Apesar de algo distante do centro da cidade, a viagem é bem recompensada acreditem. A  linha verde do metro no sentido de Abbiategrasso tem como porta de entrada nos Navigli a estação de Porta Génova. Para quem está pela zona de Porta Venezia, ou até mesmo pela estação central, o elétrico 1 percorre a cidade até à porta Génova. ficando-se neste caso com um ideia da cidade. Seja qual o for o meio escolhido, uma coisa é certa. Temos de ir lá jantar, que seja uma vez.
Zona Navigli

Nota: Convém levar um acessório que é quase de sobrevivência: REPELENTE

O ponto de chegada é o mesmo, em frente à estação ferroviária de Porta Génova. Daqui e seguindo a via Vigevano, encontramos vários bons restaurantes que merecem atenção. Vou enumerar alguns espaços por rua para maior facilidade de orientação.

Via Vigevano.
Woodstock 3

Esta é uma pizzeria de bairro. As pizzas são apresentadas de forma diferente - al trancio. De massa alta, podem deixar os mais conservadores um pouco desiludidos. Mas o forte deste espaço são mesmo as entradas e as pastas. As doses são muito generosas, e o sabor esse está mais que garantido. Sugiro penne all'arrabbiata, bucatini all'amatriciana, e um risotto affummicato. Como entrada... é a loucura... Foccacia Homer Simpson. Exprimentem... Vão querer voltar ao centro de Milão a pé pois a necessidade de digerir vai imperar. Aconselho chegar cedo, pois o Restaurante esta sempre muito cheio e nõ aceita reservvas. A carta de cervejas é.... Excelente.
Preço médio: 15 euros.

Joe Cipolla
Sensivelmente a meio da rua, este é o local para carnívoros convictos. Quando estamos cansados de pasta, risotto e pizza, no joe cipolla encontramos boa carne grelhada de elevadíssima qualidade. Sugestões... o habitual... Riso Carbone, verdure e filetto. Os preços não serão os mais baixos da cidade mas face à qualidade da carne e ao soberbo riso carbone... os 30 euros com vinho incluído são muito bem empregues. O espaço é pequeno e os milaneses enchem-no religiosamente todas as noites. Aconselho reserva.
Antes de ir vejam o site... o inicio é animado e afinal os olhos também comem.
Preço médio: 30 euros

La Perla D'oro

Outra fuga à cozinha italiana. Aqui falamos de sushi, e não sendo dos locais mais económicos de Milão, face aos preços praticados em Lisboa por um bom restaurante japonês, não desilude.
O ambiente é excelente, os proprietários tratam-nos como amigos de longa data. Acolhedor, bom para estar com amigos, conversar enquanto houver conversa, acompanhados por bons vinhos, boas peças de sushi bem apresentadas e com sobremesas - aqui fala-se italiano - de chorar por mais.
Por dois tartar, um barco para dois, espumante, doces e café o preço por pessoa ronda os 35/40 euros, e falamos de pratos top.
O aperitivo com uma box e um copo de vinho fica por 10 euros.
Preço médio: 10 euros o aperitivo. A partir de 20 euros o jantar.

Luna rossa - Sugiro a casa mãe na Alzaia Naviglio Pavese

Esta é uma pizzeria frequentada por locais. Sem luxos, sem grandes pretensões, está de portas  abertas para quem gosta de boa pizza em forno a lenha e não quer gastar fortunas. A lista de pizzas é infindável, os preços diria quase irrisórios para Milão. Da  cozinha, sugiro o risotto salsiccia e radicchio, sobretudo no período de inverno.
Preço médio pela refeição completa: 15 euros

Chegamos então à viale Gorizia com o porto do Naviglio do outro lado da rua... mas o que nos trás aqui hoje é boa comida e seguimos até virarmos à direita e entrarmos na Alzaia Naviglio Grande.

Alzaia Naviglio Grande
Birra Artigianale di Qualita

É talvez o local que menos me passaria pela cabeça recomendar a alguém. Mas esta é uma verdadeira cervejaria. Cerveja feita no local, com sabor, com vida. Acompanhada de panini deliciosos é o local ideal para o inicio da noite. Sugiro que se visite este espaço no Verão, pois como está sempre apinhado temos de nos contentar de ficar a conversa nos muros do canal, mas que importa isso perante gostos tão apurados.
Preço médio: 5 Euros

I capatosta

Este é dos meus preferidos em Milão. Há anos que o frequento, é como se estivéssemos entre amigos. Os proprietários são napolitanos e fazem o que melhor sabem... Pizza. Alta, tipicamente napolitana. Os ingredientes são fresquíssimos, o sabor único. As pizzas não são gigantes, mas não seria capaz de comer duas. O espaço é pequeno e sentamos o lado de pessoas que não conhecemos, como se fosse uma cantina :-). Conversas interessantes garantidas. Quem disse que os milaneses são arrogantes?
Preço médio: 12 Euros refeição completa com café

É altura de atravessarmos o canal para o lado da Ripa di Porta Ticinese e fazer o caminho inverso. De referir que este lado do canal tem maio concentração de bares que servem na generalidade bons aperitivos com buffet incluído com preço médio de 9 euros, sendo a qualidade digna de nota.

Ripa di Porta Ticinese.
Ghireria Grecca
O nome diz tudo. Um restaurante grego em pleno naviglio. É talvez o melhor restaurante grego onde já estive. Ingredientes frescos, genuínos, preparados com gosto e cuidado. A grande inovação deve-se ao facto de terem mudado de local e finalmente dispõem de sitio para sentar, e terem inovado apresentando-se hoje como um espaço de fusão. Diria que é de visita obrigatória. A moussaka junto com os doces é divinal. Recomendo.
Preço médio: 10 euros.

Entre a Ripa di Porta Ticinesa e a Alzaia Naviglio Pavese - VIA MAGOLFA
La Magolfa
Este não é definitivamente um restaurante gourmet, nem com estrelas Michelin ou empregados com formação na arte de bem receber. Mas é um restaurante de gestão familiar, com pratos que se comem em casa com qualidade considerável e preços ultra baixos para a zona e para Milão em geral.
A lista é imensa... para começar peçam o antipasto da casa, pois é um mix de todos os antipastos mas em versão XL. Peçam apenas um por cada duas pessoas uma vez que vem acompanhado por um fina focaccia. Depois entramos no mundo dos pratos. As pizzas são grandes e saborosas. A ortolana e a bufalina estão no meu top. Depois há uns pratos de cozinha. O risotto de funghi, o spaghetti alle vongole, a mítica carbonara e o meu simples e incontornável spaghetti aglio olio pepperoncino. Tudo "regado" com muita grana padano ou parmesão.
Para beber têm bom Pinot e boas Moretti.
Preço médio: 10 - 15 euros para a refeição completa.

Sem comentários: