quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Parma - Entrada na região Gourmet

Hoje vamos a terras da Emilia Romagna. Estamos em PARMA e à nossa volta sente-se o cheiro de bom café, de queijos, de enchidos e a paisagem é dominada por planícies.
Mapa da cidade
 
Parma enche-nos a alma os paladares, temperada com um ambiente sofisticado e refinado de uma pequena capital enogastronómica. O centro histórico é de uma riqueza incrível. Ficamos extasiados com a solidão do duomo que está ali, sozinho, sem qualquer tipo e comércio à volta o que nos deixa tempo para o admirar. Esta é uma cidade que transporta riquezas artísticas, as grandes óperas de Verdi, testemunhos de outros períodos que acolhem turistas e locais... com orgulho.
Batistério

Praça Central
 
Mas Parma é mais que isto. É mais que a gastronomia gourmet. Parma é a província de Parma, constituída por um enquadramento natural que se estende até ao Pó e vem do apenino com visões de castelos, burgos medievais e uma sucessão de teatros uns mais outros menos famosos.
No Vignoli em Riolo Terme

Tagliere di prosciutto

Como por toda a Emilia Romagna, o cultivo da terra e de todos o produtos agro pecuários que lhe estão associados, transformam-se em verdadeiras obras de arte para o paladar respeitando tradições que se fundem com a arquitetura merecem uma estada demorada por este território.
Mapa apenino Parmese
 
Mas voltando a Parma, tradição e modernidade são palavras chave desta cidade, em  que a descontração dos italianos contrasta com o peso da história das fachadas monumentais da cidade. E nada melhor que percorrer a cidade de bicicleta numa das muitas que se encontram par aluguer espalhadas pela cidade.
Bike sharing em Parma
 
Pelos vales criados pelo apenino, existem trilhos que convidam a caminhadas ou a passeios de bicicleta, que permitem tirar partido de uma natureza pura que proporciona momentos de prazer e relaxe.
 
Como Chegar:
Parma encontra-se em plena Emilia Romagna. A 80 km  de Bolonha, esta é a cidade mais próxima com ligações aéreas a Lisboa e Porto. Daqui, de comboio rapidamente chegamos  Parma.
 
 

Sem comentários: