Vicenza é uma das cidades de arte do Véneto localizada entre Padova e Verona, sendo facilmente acessível de comboio através da linha Veneza - Milão.
Famosa pelas obras de Palladio, por ser um dos redutos da Liga do Norte, pelo charme e bom gosto que esbanja pelas ruas, Vicenza deve a sua notoriedade a Palladio, que começando por ser um simples pedreiro se transformou num arquiteto, tornando-se numa referencia da evolução dos estilos das construções ao longo do tempo.
Vista geral de Vicenza
Torre di Piazza
A sala de vistas da cidade, a Piazza dei Signori, impõe respeito pela imponência e é dominada por duas colunas uma delas com o leão alado, símbolo do Veneto. Na praça encontramos ainda o palácio regional uma das primeiras obras arquitetónicas de Palladio, e a torre di piazza que remonta ao século XII.
Piazza dei Signori
Palazzo Regionale
Depois temos a Loggia del capitaniato alberga a câmara do conselho da cidade, e o teatro Olímpico que é o teatro mais antigo da Europa, foi iniciado por Palladio em 1579 e terminado pelo seu seguidor Vicenzo Scamozzi, que criou o palco permanente, construído de madeira e gesso, e pintado para parecer mármore. A obra representa a cidade grega de Tebas, e sua perspectiva cria a ilusão de profundidade.
Loggia de capitanato
Teatro Olímpico
Palladio planeou ainda o Palazzo Chiericati, que é a sede do Museo Civico di Vicenza, mas o legado do arquiteto pode ser visto na villa conhecida como La Rotonda, ao sul de Vicenza e que vale apena a visita.
Villa Rotonda
Sem comentários:
Enviar um comentário