terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Puglia - Terra de sabores refinados

Este é o primeiro post sobre a gastronomia italiana. Sendo um bom "garfo" e exigente no que a comida italiana diz respeito, vamos viajar até à Puglia. Localizada no extremo sul oriental, esta é uma região caracterizada por ter ingredientes simples mas genuínos e ricos em sabor. Passemos a enumerar... queijos, pastas e pão dominam as refeições. Tudo regado com um excelente azeite para uma dieta mediterrânea chamemos-lhe gourmet.
Região Puglia

A Puglia é uma região que se estende dos montes Dauni até ao mar Jónico, conservando de modo exemplar os produtos locais a diversidade dos seus produtos. A diversidade gastronómica será apesentada por região... de sabores e olhos apurados, afinal são os primeiros a comer. Começamos por Gargano.

Gargano
Aqui o queijo caciocavallo podolico é rei. Feito a partir de vacas padoliche, uma raça pugliese que se alimenta de ervas aromáticas do maquis mediterrâneo - espécie de coberto vegetal mediterrâneo - e que nos proporciona um queijo nobre de forma oval, curdo em salmoura com uma fusão de sabores únicos eu varia do doce ao picante até ao intenso gosto herbáceo.
Podolico

Por paladares mais doces, e com perfume de canela, somos atraídos pelas hóstias do Monte Sant'Angelo, que têm a particularidade de serem recheadas d amêndoa e mel, sendo esse um doce conventual originário de um convento local.  Monte Sant'Angelo é uma pequena aldeia no topo de uma colina caracterizada por um casario branco e com vistas deslumbrantes sobre a Puglia e um por do sol de recordar.
Monte Sant'Angelo

 

Daunia
Aqui falamos de pasta... em terras outrora afetadas pela miséria e fome, a farinha de sémola chega hoje às mesas do mundo sobre a forma requintada de orecciette ou troccoli "regada" com tomate, pecorino e verduras.
Orecchiete com bróculos 
 

E em terras do sul da Europa, encontramos aqui presunto de porco preto (prosciutto di faeto) com a particularidade de ser feito de carne magra levando a cura cerca de 12 meses.
Prosciutto di Faeto


Le Murge

Aqui falamos de doces, mais especificamente dos deliciosos suspiros de Bisceglie que são recheados com creme e cobertos com glace branca. A titulo de curiosidade, este é um doce em homenagem a Lucrezia Borgia - pecado ao quadrado :-)
Suspiros de Bisceglie

Mas numa região onde os produtos da terra abundam, o pão de Altamura, fruto da farinha e grão duro, sêmola amarela e fermentos naturais, tem todos os ingredientes para ser acompanhado por um queijo caciocavallo silano DOP obtido a partir de leite de vaca.
Pão de Altamura

Queijo caciocavallo DOP

Finalmente falamos de frutos secos. As amêndoas de Torritto são excelente sobretudo devido às características da mesma, pastosas e de sabor inesquecível.

Messapia
Neste pedaço de Puglia o azeite invade o sentidos, e vem acompanhado de legumes e cogumelos selvagens. Não é por acaso que aqui se localiza a escola internacional da gastronomia mediterrânea. Merece claramente uma visita e a participação caso tenhamos tempo num os workshops.

Salento
Salento

Deixei para o fim aquele que para mim é o cartão de visita da Puglia - o Salento. Memorizem estes nomes... Pucce, pizzi, 'mpille e uliate são iguarias do Salento feitas a partir de farinha de grão "tenro" e sêmola de grão duro sempre bem acompanhadas de bom azeite extra virgem.

Pucce com azeitonas
 
Experimentem também a giuncata leccese, um doce feito com queijo fresco - semelhante à ricotta, - que com café açucarado é uma verdadeira tentação.
Giuncata Leccese
 
Moradas úteis:
Caciocavallo Podolico
Azienda Agricola Giuseppe Bramante. Contrada pagliacci, Rignano Garganico (FG) Foggia.
 
Ostie Chiene
Pasticeria da Bernabotto. Via Manfredi 75, Monte Sant'Angello (FG) Foggia.
 
Prosciutto di Faeto
Salumificio Moreno. Via Marie Petit Pierre 1, Faeto (FG) Foggia.
 
Sospiri di Bisceglie
Café cova. Piazza Vittorio Emanuelle 124, Bisceglie (BT) Barletta.
 
Caciocavallo Silano e canestrato pugliese
Caseificio pugliese. Strada provinciale 231, Corato (BA) Bari.
 
Pane di Altamura
Nunzio Nivaggi. Via Torino 36, Altamura (BA) Bari.
 
Como chegar:
A Puglia é servida por dois aeroportos. Bari mais a norte e Brindisi mais a sul, ambos com voos diretos às principais cidade italianas e a algumas cidade Europeias.
 
De comboio, apesar da viagem ser longa, existem ligações a partir de Roma, Milão e Veneza.

Sem comentários: