Continuamos no extremo sul de Itália. Na região Puglia, província de Lecce , aquela que para mim é a mais desconhecida, muito por culpa da falta de acessibilidades, e outras prioridades que muitos anos me afastaram do extremo sul italiano. Por outro lado a informação sobre esta área italiana é escassa o que a torna ainda mais apetecível.
Vamos até Santa Maria di Leuca, uma pequena aldeia junto à entrada do Adriático. É muitas vezes usada como forma de chegar a Corfu na Grécia, situação comprovável pelo tráfego marítimo existente na área.
Marina de Santa Maria di Leuca
Como ponto de partida temos o cabo de Santa Maria di Leuca, que junto com o bosque de Tricase formam o parque Costa Otranto, tendo-se constituído o mesmo com o objetivo de salvaguardar a costa oriental do Salento, rica em bens arquitetónicos e espécies animais e vegetais.
Parque da costa de Otranto-S M di Leuca
Para os mais madrugadores sugiro que se desloquem ao farol de Punta Palascìa, onde costa se admira o primeiro nascer do sol em Itália. Vale muito apena saltar da cama para ver as cores que saltam do Adriático à medida que o sol levanta iluminando o território mas oriental de Itália.
Farol Punta Palascìa
Este é um território selvagem e agreste muito rico do ponto de vista natural ambiental, e em que a presença humana apenas é vista nas pequenas aldeias como Santa Maria di Leuca, e na estrada que serpenteia todo o litoral Adriático.
Percorrer esta terra é viajar entre povos. Gregos, turcos e todos os que por aqui passaram e deixaram marcas culturais e gastronómicas como testemunho e que hoje nós apreciamos e cada vez mais absorvemos na nossa filosofia de vida pois transporta-nos para um ambiente de paz e tranquilidade.
Não podíamos esquecer o mar, as inúmeras enseadas e grutas que convidam a passeios pelas falésias cársicas ou a mergulhos nas águas transparentes.
Pureza
De verão e inverno as encostas as falésias cobrem-se vegetação rara em Itália e na Europa, purificando os pulmões de quem vive todo o ano a "inquinar-se" nas cidades, predominando contudo vegetação típica do mediterrâneo.
Interessante é observar também os aquedutos que numa terra árida e quase estéril percorrem a linha e costa proporcionam cenários únicos para quem os percorre e pé, assim como integrar uma das inúmeras excursões para a observação da costa a partir do mar... garanto-vos uma experiência a não esquecer com direito a banhos nas quentes e calmas águas do Salento.
Falésias
Mas voltemos o nosso ponto de partida. As praias de Santa Maria di Leuca oferecem um mar caribenho em plena Europa, bordejado por areia branca e bares que permitem que se tome uma bebida refrescante e se dance ao por do sol ou noite dentro.
Mar caribenho
Num intervalo da praia, sugiro ainda uma visita a Specchia, uma pequena aldeia que após a recuperação muito por conta do turismo volta ganhar vida e merece uma atenta visita, nomeadamente o Palazzo Risolo e o Convento dei Franciscani Neri.
Specchia
Sem comentários:
Enviar um comentário