sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sardegna - Ode ao Verão

O verão instalou-se este ano meio tímido também por Itália. O tempo não é aquele a que nos habituamos, não há musica de Verão, não há sorrisos na cara... estamos todos zangados com o tempo.

O sol, o calor e o mar têm o poder de nos atrair e fazer rumar a ambientes "líquidos" de areias claras e águas tranquilas. Olhando para o mapa italiano, chama-nos à atenção uma ilha a escassos 45 minutos de avião da Península Itálica, a ainda mais escassos minutos de barco da Córsega do sul... e estamos na Sardegna.

Sardegna
 
A Sardegna é muito mais que praia, águas quentes, a paz de Palau e o mundo vibrante da Costa Esmeralda, o seu interior é caracterizado por paisagens únicas, histórias e vivências que não deixarão nenhum de nós indiferente, sobretudo porque mesmo após o sucesso turístico alcançado, mantém a alma mediterrânea.
Palau Sardo

Arquitetuta Natural
 
Mas em tempo de Verão, deixemo-nos atrair por aguas quentes e transparentes. 
 
O arquipélago da Maddalena, selvagem e moldado pelo vento e pelo mar, encravado entre a Sardegna e a Córsega, é constituído por sete pequenas ilhas e ilhéus que representam um espetáculo único da natureza. Aqui somos encandeados pelos tons de azul que varia entre o azul claro e transparente, o celeste e o mais intenso quando a profundidade aumenta.
La Maddalena
 
As formas litorais formam anfiteatros entre as rochas e a água sobretudo entre La Maddalena e Spargi e entre Caprera e Santo Stefano. Para além do já descrito fazem-se notar golfinhos, focas e o fundo marinho são uma "bolsa" de maravilhas que apaixonarão os mergulhadores mais exigentes, podendo-se encontrar florestas de algas vermelhas, estrelas do mar e anémonas. Lá mais para Agosto o Violeta da lavanda selvagem perfuma o ambiente... e sim, estamos mesmo em pleno Mare Nostrum.
Spargi

Caprera
 
Mas a ilha de Maddalena, e a sua aldeia homónima, pulsam de vida própria. Emersa ente escadarias, becos e pequenas praças que nos conduzem ao Porto di cala Gavetta, é na piazza Garibaldi que encontramos um palácio que nos transporta para o período ora dos Saboia ora de Napoleão... mesmo de forma descontraída viajamos pela história. E que bem sabe tomar um aperitivo no Café du Port mesmo em frente ao porto vecchio e de seguida perdermo-nos no que de melhor existe no fantástico mundo enogastronómico sardo de Su Entu.
Sala de visitas - Piazza Garibaldi
 
Ao por do sol, um happy hour que se prolonga noite fora entre musica jazz, blues e dance music agitam Zi Antó na praia de Punta Tegge. Se me perguntarem se o local é sofisticado não é, se o serviço é top, não é... mas a simplicidade, as bruschette híper dimensionadas fazem a diferença. Depois é verdade que a praia que está próximo não é o máximo, mas o pôr do sol vai ficar entre um daqueles que recordamos. Experimentem-no em Setembro e podem reclamar aqui no blog se estiver errado.
Punta Tegge
 
Ao longo de uma estrada de vinte quilómetros contorna a ilha, as vistas são de "mozzafiatto" ficam-nos na memória e fazem-nos lembrar que a vida tem de ser vivida e celebrada.

Não sendo um destino particularmente acessível, se fugirmos à época alta de Julho a Agosto os preços descem substancialmente o que é acompanhado também numa queda do número de pessoas.
 
 

Sem comentários: