Ravenna. Localizada a Este de Bolonha e a sul do delta do Rio Pó, esta cidade da Emilia Romagna ganhou notoriedade pelos mosaicos que revestem a catedral.
Praça principal de Ravenna
Conhecida como a cidade dos mosaicos, Ravenna é uma das cidades mais procuradas da costa adriática seja pelo seu mar, pelos momentos de diversão que proporciona, mas também pelas inúmeras obras de arte que nos deslumbram. Deixemos-nos guiar por esta doce e aberta cidade sobre o Adriático.
Ao chegarmos à cidade a primeira coisa a fazer é dirigirmos-nos ao turismo de Ravenna localizado na Via Salara 8/12 e pedir um mapa e a partir daí e descobrir as maravilhas desta cidade Romagnola.
Batistério Neoniano
Os mosaicos deslumbram-nos, mas outras obras de arte de maior ou menos dimensão e grandiosidade impressionam, visto darem cor e luz aos edifícios. O Batistério Neoniano, o interior do mausoléu de Galla Placida onde o Azul domina sem esquecermos o pavimento da Basílica de San Francesco. E finalmente por terras de Dante não devemos esquecer.
Mausoléu de Galla Placida
Basílica de San Francesco
Mas Ravenna não são só monumentos. Bem próximo temos o quente Adriático na Marina de Ravenna, em Punta Marina, no Lido Ariano e na Marina Romea com praias que apesar de cheias prometem bons banhos. Para os amantes de caminhadas e observação de aves, a proximidade do delta do Pó fará delicias devendo-se procurar a WWF na via Gornini que organizam passeios com guias a preços bastante razoáveis.
Punta Marina
Porto Viro, a capital do Delta del Pó
Como chegar:
A melhor forma de chegar aa Ravenna é a partir de Bolonha, utilizando os comboios regionais da trenitalia com varias ligações por dia.